Data Palestra Descrição
26/09/2017 Entendendo uma aparente bagunça: distribuição da biodiversidade A vida surgiu na Terra há cerca de 4 bilhões de anos. O planeta era, então, pouco mais do que uma massa rochosa coberta por um oceano tóxico. Hoje, estimamos que existam cerca de 13 milhões de espécies no mundo, sendo que apenas 2 milhões foram descritas pela ciência. Assim, a palestra pretende descrever, em diferentes escalas, a diversidade biótica, abarcando então padrões de distribuição, diferentes níveis de organização, grupos mais estudados e quais são os processos que geram esses padrões. Finalmente, abordaremos as perspectivas futuras frente às ameaças conhecidas atualmente.
17/10/2017 Monitoramento Ambiental Em um mundo que sofre modificações bruscas rapidamente, como podemos definir e acompanhar os padrões que indicam a saúde e a qualidade dos ecossistemas? Compreender o funcionamento e a dinâmica do ecossistema é necessário para avaliar a qualidade do mesmo e planejar medidas mitigatórias caso necessário. Monitorar o meio ambiente é um desafio interdisciplinar que exige dedicação, tempo e muito trabalho. Venha conhecer brevemente as ferramentas bióticas e abióticas utilizadas para o monitoramento ambiental de ecossistemas aquáticos e terrestres, entender refletindo sobre a importância de aplicarmos os conhecimentos acadêmicos de maneira prática.
24/10/2017 Educação Ambiental Nos últimos tempos ouvimos, participamos e realizamos Educação Ambiental de diversas formas. A área é uma das mais clamadas como necessárias ao combate à crise socioambiental. Com origem no movimento ambientalista e na educação popular, a Educação Ambiental brasileira hoje é bastante diversificada e presente em diversos contextos. Especificamente nas duas últimas décadas, o campo de pesquisa vem se constituindo e se fortalecendo como produtor de conhecimento das áreas ambientais e da educação. Os campos de prática e pesquisa em Educação Ambiental por muitas vezes se encontram em uma mesma atividade, mas têm propostas e objetivos muito diferentes. Mas o que isso significa?
07/11/2017 Paleoecologia A paleoecologia é o estudo das interações dos organismos entre si e com o ambiente no passado geológico. A compreensão dessas interações nos indica que desde o surgimento da vida elas foram cruciais para direcionar a evolução dos seres vivos e do planeta. Venha conhecer um pouco dos aspectos da paleoecologia, com exemplos de paleobiogeografia de mamíferos, com ênfase na megafauna sul-americana, incluindo análise de sua dieta e sua interação com os primeiros grupos humanos encontrados na América.
21/11/2017 Serviços Ecossistêmicos Serviços ecossistêmicos são bens ou serviços ecológicos prestados pelos ecossistemas e que contribuem para tornar a vida humana possível e com qualidade.
05/12/2017 Biotecnologia de Algas As algas são organismos diversos, não só em estruturas mas também quanto aos ambientes em que vivem, formas de obtenção de recursos e composição bioquímica. Além de aproveitar toda essa diversidade, os cultivos de biomassa algal ainda não demandam solos agriculturáveis e podem gerar componentes valiosos, como antioxidantes e pigmentos. Ainda, é possível realizar manipulações dos meios de cultivo e utilizar resíduos líquidos em sua produção, trazendo características de interesse para a biomassa gerada. Venha conhecer as possibilidades biotecnológicas do cultivo de algas, um mercado promissor que demanda a atuação de mão-de-obra especializada, incluindo biólogos e outros profissionais da área de ciências ambientais.
Horário: 12h45 às 13h45
Local: Anfiteatro 3 (CCBS)
Obs.: Haverá entrega de certificado